Chikungunya (Febre Chikungunya)

AGENTE ETIOLÓGICO: A Febre Chikungunya é causada por um arbovírus, o CHIKV, da família Togaviridae.

FAIXA ETÁRIA: Pode acontecer em todas as faixas etárias

TRANSMISSÃO: CHIKV, vírus causador da doença, é transmitido pela picada dos mosquitos Aedes aegypti and Aedes albopictus.

INCUBAÇÃO: Após o contato, a doença aparece em cerca de 1 a 12 dias, com média de 3 a 7 dias após a picada.

QUADRO CLÍNICO: Começa com febre alta (39°- 40°C ), dor articular, mal estar geral, dor de cabeça, dor muscular e no corpo, vômitos e náuseas, e exantema (manchas vermelhas pelo corpo). Estes sintomas duram 5 a 10 dias, mas há relatos de dores articulares que duram por até 12 meses.

DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL: É muito semelhante à Dengue e outras viroses, como citomegalovírus, mononucleose, adenovírus.

EXAMES LABORATORIAIS: Existe a pesquisa direta do vírus, que dá 100% de certeza diagnóstica. Outros exames, como hemograma e provas inflamatórias também são realizados.

TRATAMENTO: É feito só com sintomáticos e hidratação.

CONTATOS e TRATAMENTO PREVENTIVO: Não é transmitida de pessoa para pessoas.

COMPICAÇÕES: em raros casos há evolução para miocardiopatia, hepatite ou nefrite.