Doença Mão-Pé-Boca

AGENTE ETIOLÓGICO: A Doença “Mão-Pé-Boca” é uma doença viral benigna causada pelo vírus Coxsackievirus A 16 , assim como outros subtipos de Coxsackievirus A.

FAIXA ETÁRIA: Pode acometer todas as faixas etárias, sendo muito mais comum em crianças pré-escolares e escolares.

TRANSMISSÃO: Os Coxsackievirus A são transmitidos entre as crianças através de secreções (como saliva e tosse), podendo também ser transmitido através de contato direto com as lesões da pele.

INCUBAÇÃO:
Após o contato, a doença aparece em cerca de uma semana.

QUADRO CLÍNICO: A doença “Mão-Pé-Boca” é caracterizada por febre (até 39ºC), nos primeiros 2 dias (porém a febre não é obrigatória), mal estar geral e lesões vesiculosas nas mãos e pés, bem como aftas na cavidade oral (veja fotos abaixo). Pequenas lesões vermelhas podem aparecer pelo corpo, principalmente nas nádegas. Os sintomas duram, em média, 5 dias.

DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL: A doença mão-pé-boca pode ser confundida com outras estomatites aftosas (como a herpangina e o herpes simples), bem como com catapora ou alergia a picadas de insetos.

EXAMES LABORATORIAIS: Em geral, desnecessários, embora a confirmação atrvés da sorologia possa ser realizada.

TRATAMENTO: Só se utilizam medicamentos para manter a febre controlada e para controlar a dor, em geral na cavidade oral. Soluções anestésicas podem ser usadas na boca para melhorar a aceitação dos líquidos. As lesões nas mãos e pés são assintomáticas, não causando dor ou prurido.

ADULTOS: Os Coxsackievirus comumente se espalham e acometem os adultos, mas o quadro clínico em geral é só de dor de garganta e febre, sendo muito raro o aparecimento das lesões.