Sarampo

AGENTE ETIOLÓGICO: O Sarampo é uma doença viral causada pelo vírus do sarampo, um Morbilivirus da família dos Paramyxovirus.

FAIXA ETÁRIA: Pode acometer todas as faixas etárias. Com a vacinação de rotina, é uma doença extremamente rara. O último surto em São Paulo na década de 90, devido a uma falta da vacina nos postos de saúde.

TRANSMISSÃO: Os vírus do sarampo são transmitidos entre as pessoas através de secreções, como saliva, espirros, tosse. Pode ser transmitida ainda no período de incubação, quando não há sintomas.

INCUBAÇÃO: Após o contato, a doença aparece em cerca de 8 a 12 dias.

QUADRO CLÍNICO:
O Sarampo é caracterizado por um quadro que se inicia com náuseas, vômitos, tosse, conjuntivite (forte intensidade), febre (38° - 39°C) por 7 a 10 dias, exantema (manchas vermelhas pelo corpo), na face, troco, membros e extremidades, palmas e plantas dos pés, manchas brancas na mucosa oral (“Manchas de Koplik”). Geralmente estes sintomas duram cerca de 5 dias. Descamação das mãos e pés em geral acontece após uma semana do desaparecimento dos siontomas.

COMPLICAÇÕES:
Muitas vezes o sarampo é causa de otites, pneumonias e encefalite. Estas complicações podem ser graves.

IMPORTANTE: Outro problema do sarampo é quando ele acomete mulheres grávidas. Neste caso o feto é bastante afetado, podendo apresentar sérios problemas, dependendo da época da gravidez em que acomete a gestante.

EXAMES LABORATORIAIS: Exames de sangue para comprovar processos virais e sorologia específica para sarampo. Exames específicos para as complicações: RX de tórax, Ressonância Magnética, Liquor.

TRATAMENTO: Se utilizam medicamentos sintomáticos e tratamento para as complicações, incluindo antibióticos.

VACINA:
O sarampo é evitado através da vacinação, extremamente eficaz e segura. As crianças recebem doses com um ano e ao redor dos seis anos de idade. São necessários reforços a cada 10 anos, principalmente em mulheres em idade fértil.