Pronação Dolorosa

É um pequeno deslocamento da cabeça do rádio (osso do antebraço da criança) em relação ao ligamento anular (no cotovelo).
O rádio é um dos ossos do antebraço e cabeça do rádio é a porção deste osso que participa da articulação do cotovelo. O ligamento anular envolve a cabeça do rádio como um anel.
Esta lesão ocorre em crianças menores de cinco anos (principalmente entre os 2 e 4 anos de idade), devido à consistência mais elástica dos ligamentos e ao desenvolvimento ósseo incompleto.

A história é quase sempre a mesma. A criança é puxada pela mão ou pelo antebraço; por exemplo, quando a mãe segura a criança para que esta não saia correndo pela rua, ou quando a criança é balançada pelos braços.

Muito comum também é quando a criança esta sendo conduzida com por um adulto, segurando-a pela mão, e ela tropeça: nossa reação é “puxar” a criança, e neste momento a pronação dolorosa acontece.

• SINAIS E SINTOMAS:

Eventualmente pode-se ouvir um pequeno estalo quando ocorre a lesão. A criança começa a chorar imediatamente e permanece com o braço imóvel ao lado do corpo, com o cotovelo dobrado.
Normalmente após algum tempo a criança para de reclamar, desde que não movimente o braço ou toquem em seu cotovelo. Algumas vezes é possível que a criança com pronação dolorosa se queixe de dor no ombro ou punho.

• COMO TRATAR?

Leve a criança para o hospital ou médico o mais rápido possível. O médico (pediatra ou ortopedista) irá “colocar” o osso de volta em seu lugar, normalmente sem a necessidade de nenhum tipo de anestesia.
Este procedimento é bastante simples, mas deverá ser realizado apenas por pessoas treinadas. Algumas vezes é possível que o problema se resolva espontaneamente antes da chegada ao hospital.

Manobra para “redução” da pronação dolorosa

Logo depois do procedimento os sintomas desaparecem e a criança volta a mexer o braço normalmente, sem dor, após alguns minutos.
Habitualmente não há necessidade de nenhum tipo de tratamento depois da redução.

Porém, raramente, o ligamento pode ter um pequeno rompimento e a criança continua com sintomas mesmo após a redução.

Nestas situações deve-se usar uma tala para imobilizar o cotovelo até a cicatrização do ligamento, usualmente 1 semana ou pouco mais.

Algumas crianças têm maior predisposição a esta lesão e os episódios podem ser recorrentes.

Isto não é motivo para preocupação, pois as lesões devem cessar com o crescimento da criança, não deixando nenhuma seqüela.

• PREVENÇÃO:

Evite puxar a criança pelas mãos conforme explicado anteriormente, especialmente se esta já tem história de pronação dolorosa.

Neste caso oriente também a babá, os parentes e as outras pessoas que terão contato com a criança.

Publicado por: Dr. Jairo Len