Febre Amarela
-
A febre amarela é uma doença causada por um vírus (Flavivírus) e transmitida ao ser humano unicamente através da picada do mosquito infectado.
-
O mosquito é um reservatório natural do vírus e também se infecta ao picar pessoas com febre amarela. Não existe transmissão da doença entre seres humanos.
-
Após um período de incubação de 4 a 10 dias aparecem os primeiros sintomas: febre alta, cansaço, dores musculares, mal estar geral importante, eventualmente icterícia (pele amarelada) e outros sintomas inespecíficos.
-
O diagnóstico é através de exames laboratoriais, como hemograma e sorologia/PCR para febre amarela.
-
Não há tratamento contra o vírus. As medidas são de suporte (hidratação, antitérmicos,...).
-
A forma ideal de prevenção é o combate ao mosquito. Na atual epidemia está indicado o uso da vacina contra febre amarela. Deve ser tomada por adultos e crianças acima dos 9 meses de idade. As grávidas não podem tomar a vacina. A vacina é aplicada na rede pública (postos de saúde) e aeroportos. às vezes as clínicas particulares tem a vacina à disposição. Não tem efeitos colaterais. Está indicada, inicialmente, para quem vai para as áreas de surto, mas atualmente é indicada para todas as áreas do Brasil.