Segurança no banheiro: algumas dicas
Um dos locais da casa aonde com maior frequência ocorrem acidentes é o banheiro. Com algumas medidas de segurança podemos evitar a maioria destes acidentes:
-
No banheiro aonde estão os medicamentos, perfumes e lâminas de barbear (em geral o do casal) pode ser colocado na parte superior da porta, no lado de fora, (± 1,70 m.) um trinco que deve permanecer trancado, podendo ser aberto somente por um adulto.
-
Caso isso não seja possível, mantenha todos os cortantes (tesouras, lâminas de barbear, pinças, etc.) longe do alcance das crianças.
-
Mantenha todos os medicamentos - mesmo os mais 'inócuos' - bem como removedores de esmalte, antissépticos e colutórios longe do alcance das crianças. De preferência, estes produtos devem estar trancados.
-
Instale travas para a tampa do vaso sanitário.
-
Utilize mais de um tapete (e de preferência antiderrapante) se o banheiro for grande.
-
Sempre utilize adesivos antiderrapantes no piso do box ou da banheira.
-
Cuidado com a saída de água da banheira: frequentemente o metal mantém-se em altas temperaturas por bastante tempo. Existem protetores específicos.
-
Muito cuidado com as variações da temperatura da água: chuveiros elétricos, descargas e uso de duas saídas de água quente ao mesmo tempo causam aquecimento repentino da água. Três segundos de contato de água quente com a pele podem causar queimaduras de segundo grau.
-
Nunca deixe a criança sozinha na banheira nem por uma fração muito curta de tempo. No caso de precisar sair do banheiro por um instante, enrole a criança numa toalha e leve-a consigo.
-
Ensine a criança a permanecer sentada na banheira. Insista para que ela não 'afunde', não fique em pé e não saia da banheira sozinha.
Estas medidas simples podem evitar acidentes importantes: quedas, queimaduras, intoxicações, cortes e até afogamento. Fique atento!